Após a preparação penitencial, se inicia o Kyrie eleison. “Trata-se de um canto em que os fiéis aclamam o Senhor e implora a sua misericórdia, é normalmente executado por todos, participando dele o povo e o grupo de cantores ou um cantor” (Introdução Geral ao Missal Romano, nº 30).
O momento penitencial da Missa é uma parte ritual, quer dizer que o texto é previsto pelo Missal, e não deve ser alterado. Existem três fórmulas para o "Ato Penitencial" no Missal Romano, sendo a última adaptável aos tempos litúrgicos com as mais variáveis antífonas previstas. Vejamos:
1ª Fórmula: Confesso a Deus, todo poderoso... ABSOLVIÇÃO SACERDOTAL (Deus, todo-poderoso, tende compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.).. Senhor, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
2ª Fórmula: Tende compaixão de nós, Senhor. Porque somos pecadores. Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia. E dai-nos a vossa salvação. ABSOLVIÇÃO SACERDOTAL... Senhor, tende piedade de nós! Cristo, tende piedade de nós! Senhor, tende piedade de nós!
3ª Fórmula: Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós. Cristo, que viestes chamar os pecadores, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. Senhor, que intercedeis por nós junto ao Pai, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós... ABSOLVIÇÃO SACERDOTAL.
Percebemos que em qualquer uma das três fórmulas, os elementos da "absolvição sacerdotal" e o Kyrie (Senhor, piedade...) são comuns. Na primeira fórmula, o Confessio é motivado pelo sacerdote, seguido de Kyrie. Na segunda, um diálogo, a absolvição e só depois o Kyrie. Na terceira fórmula, o Kyrie é intercalado pelas antífonas (Senhor, que viestes...), que podem ser várias outras de acordo com o tempo litúrgico. No Missal encontramos todas as fórmulas. Não há, portanto, nenhuma fórmula que seja apenas o Kyrie. Ele acompanha as fórmulas.
Outra coisa que precisamos destacar é que esse Kyrie (Senhor) é Jesus Cristo. O Ato Penitencial é dirigido, portanto, ao Filho. Devemos excluir de nossos repertórios todos os cantos que fazem invocações ao Pai ou a toda a Trindade. Esses cantos são penitenciais válidos para outros momentos, que não a Missa. Também não é momento para listar pecados com a música. É hora de reconhecer o senhorio do Senhor Jesus e clamar por sua misericórdia, reconhecendo-se pecadores.
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