O costume de se cantar o salmo após a leitura remonta aos primeiros séculos do Cristianismo, prática herdada do culto da Sinagoga judaica. Faz parte integrante da Liturgia da Palavra, como resposta orante da comunidade à proposta e às maravilhas proclamadas por Deus na primeira leitura, e deve ser cantado de forma dialogal, o texto de preferência extraído do Lecionário (Não cante pelo folheto!).
O salmista é, ao mesmo tempo, ouvinte e ministro da Palavra; ele proclama o salmo na mesa da Palavra. Como Palavra cantada, o foco deve estar sobre o texto, não na melodia. Devido à sua importância, não deve ser omitido nem substituído por “canto de meditação”. Deve ser cantado sempre do ambão.
Quanto à forma, é composto por um refrão, entoado pelo salmista uma primeira vez, e repetido por toda a assembleia, e as estrofes, cantadas pelo salmista. Entre as estrofes, é de bom tom que se cante apenas uma vez o refrão, assim como no final (diferente do que ouvimos por muito tempo que no começo e no fim seriam duas vezes. No início do salmo a repetição tem função pedagógica, uma vez que a assembleia precisa repeti-lo; mas ao término, a repetição não tem função).
As estrofes dos salmos são formadas por dísticos (dois versos). Cada verso, metade de um dístico, é chamado de hemistíquio, representado no texto pelo asterisco (*), significando exatamente isso, que o verso não acabou, ali é a metade. Confira:
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Porém, um outro sinal aparece eventualmente, uma pequena cruz (†), chamada flexa (origem latina, significando flexível). Ela serve para dizer que o hemistíquio (verso) não acabou, mas se prolonga por mais uma linha, tornando o dístico com três linhas. Veja o exemplo abaixo:
Aclamai o Senhor, ó terra inteira †
servi ao Senhor com alegria, *
ide a ele cantando jubilosos!
Quando aparece a flexa, não precisa o salmista se desesperar: a melodia usada para cantar duas linhas agora será usada para cantar três. Na prática ficaria assim, como se tivesse duas linhas de tamanhos diferentes:
Aclamai o Senhor ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria *
ide a ele cantando jubilosos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário